segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escola Classe IV - Reunião: Direção e professores

Questões ligadas aos alunos e à escola.
Data: 18 de maio de 2010.
PAUTA DA REUNIÃO:
Aumento da violência na escola

INFORMES:

Entrega da sala multimídia
Informações sobre o Mais Educação
Reformas das salas do piso inferior
Ocupações das áreas escolares com atividades educativas-recreativas

DECISÕES a serem tomadas:

Conselho de classe por unidade obedecendo os seguintes critérios: Freqüência (75% de freqüência), disciplina (três advertências e uma suspensão)
Não reprovação em duas disciplinas, incluindo Educação Física e Língua Inglesa
Convidar um membro do colegiado. Necessário inserir esses itens no regimento da escola.
Reunião trimestral com os pais dos alunos.
Rever no regimento uso de bonés e de celulares desligados, incluindo no regimento escolar).

Sugestão dos professores:

Mostra de talentos
Semana de Artes
Curso de grafitagem
Convidar o artista plástico Bel para fazer uma intervenção artística no muro da escola.

Questões problemas: Diagnóstico.

Socializar as informações para serem trabalhadas em sala.

Falta do professor.

Falta coordenador

Bomba.

Drogas.

Violência.

Distorção idade/serie.

Repetição de série.

Carência de 13 funcionários.

Alunos estão na escola e ficam no corredor.

Estratégias:

Ação conjunta de todos os professores.

Eles gostam de músicas.

Observar e encarregar os meninos por funções: os vistos como lideres.

Aproximação familiar.

Atividades extras classe na ausência do professor.

Trabalhar valores.

Mudanças de metodologia.

Conselho de classe por unidade.

Participação do colegiado (aluno).

Grêmio Estudantil: os lideres políticos apareceram dos grêmios estudantis.

Recuperação paralela amarrada à freqüência do aluno.

Atividades extras com alunos e professores voluntários.

Descobrir os gostos musicais e artísticos de cada aluno e aluna.

Gincana

Radia comunitária

Levar o telão para os espaços físicos escolar, extra sala em horários vagos? Uma vez na semana?

ASSEMBLEIA ENTRE ALUNOS COM A PRESENÇA DOS PROFESSORES, COM TEMAS ESPECIFICOS?

Sexualidade.
Dia dos namorados: correio.
Corpo e mente em sintonia

Construção de cartazes espalhados nos corredores com dizeres já anunciando nossa ação.

Levantamento dos lugares aonde se manifesta a violência: O diagnóstico. Conhecimento prévio.

Pedir aos alunos que elaborem frases e escolher uma delas para trabalharmos em conjunto, durante todos os dias da semana.

Arrumar sala em semicírculo.

Semana: terapia do abraço constantemente.

Às sextas-feiras - intervenções artísticas: hip hop, teatro etc.

Avaliação mensalmente.

Construção do projeto:

Temas:
- Amar e Conviver
- Saber amar e conviver
- Saber conviver e amar
- Saber conviver e cuidar
- Respeito e sensibilização

Definir tema para nortear a semana

Justificativa.
Objetivos.
Metodologia
Processo avaliativo
Referência bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário